quinta-feira, 31 de maio de 2018

DESAFIO 5: Seja Grato!


O desafio de hoje parece simples: Ser grato!

Porém SER grato é diferente de ESTAR grato.
Estar grato é momentâneo, é quando você agradece uma gentileza, um favor, algo bom que tenha lhe acontecido...

SER grato, é preencher nosso espírito de gratidão mesmo diante das dificuldades que passamos.
É ter um dia terrivelmente ruim e ainda assim agradecer. É ver o lado bom das coisas mesmo quando parece ser imposível. É compreender que só o fato de abrir os olhos já é motivo de ser grato. 

SER grato à vida independente se aquilo que ela nos oferece é bom ou ruim.

Então nosso desafio hoje é fazer uma pequena lista, escrevendo 10 ou mais motivos pelos quais somos gratos. Procure fazer esta lista com aquelas coisas que o dinheiro não compra...

Para facilitar este exercício vou deixar um pequeno exercício que encontrei lá na página da psicóloga Márcia Luz, onde ela explica com maestria o significado de gratidão. 


17 FORMAS CRIATIVAS DE PRATICAR A GRATIDÃO

  1. Tenha uma crença em Deus, ou seja ela qual for a sua, ainda que você chame essa força maior de “Poder da mente”, ou “Sintonia com o Universo” e acredite que ela é o seu gancho para superar situações adversas;
  2. Tenha como meta da semana, ligar ao menos uma vez, para seus familiares para saber como estão e dizer que os ama;
  3. Crie listas que te mostrem as conquistas realizadas recentemente, isso lhe dará uma visão ampla das situações positivas que tem ocorrido em sua vida;
  4. Posicione-se de forma aberta à adversidade, sempre disposto a encarar com alegria o novo;
  5. Se você se sentir preparado, doe o seu tempo para a caridade e dê amor a quem não tem. Você verá que irá ganhar muito mais do que doará;
  6. Coloque, por alguns instantes, a mão em seu coração e sinta o som da vida. Agradeça a oportunidade de estar vivo naquele dia;
  7. Seja uma pessoa alegre, sempre compartilhando em redes sociais ou e-mails coisas boas e positivas;
  8. Está lendo um livro e achou sensacional o conteúdo? Ele te tocou? Retribua esse carinho procurando o contato do autor para passar um feedback positivo para ele;
  9. Olhe-se no espelho todos os dias pela manhã e sinta orgulho da pessoa melhor que você é a cada dia;
  10. Sinta satisfação nas pequenas coisas, como por exemplo, um dia lindo aberto de sol, pois muitos queriam poder estar no seu lugar;
  11. Lembre-se de que não importa a pessoa quem você é, afinal, alguém se espelha em você;
  12. Faça com que qualquer situação de sua vida seja um presente, desde um mimo de R$10,00 até uma hora a mais de sono;
  13. Crie um bloco de anotações ou uma espécie de diário da gratidão para que a cada dia, você escreva coisas das quais se orgulha;
  14. Concentre-se nos seus sonhos dia após dia e foque nas formas de alcançá-lo;
  15. Repita em voz alta que você é grato por isso ou por aquilo;
  16. Agradeça pessoalmente a favores;
  17. Escreva cartas de agradecimento, mesmo que pareça antigo, acalenta o coração de quem recebe.

Se você quiser ver o texto na íntegra e eu sugiro que assim faça, clique aqui.



Essas doces imagens que estou usando aqui no blog são de autoria da Beatriz França, criadora desta personagem "Bia Pof".
A página dela é esta aqui: Bia Pof


quarta-feira, 30 de maio de 2018

DESAFIO 4: Brinque com quem está à sua volta


O desafio de hoje foi enviado pela minha amiga Fabiana Fernandez, que também tem uma relação muito próxima à mim. Devido à esta situação em que se encontra o Brasil com a manifestação dos caminhoneiros, resolvi mandar uma mensagem pra ela a fim de saber como estavam as coisas lá no DF e entre uma fala e outra acabamos falando sem querer sobre nossa situação. Nenhuma das duas tinha conhecimento que a outra estava passando por esta dificuldade da depressão. E falamos bastante. Criamos o grupo e hoje o desafio vem da necessidade dela.

Vale lembrar que os desafios aqui partem da realidade de cada uma de nós três. Somos mães, donas de casa e queremos o melhor para nossa família. Então sempre que surgir um desafio que envolva filhos (que nós três temos) eu vou adaptar para quem não tem.

_______________________________________________________________________________


O desafio de hoje vai ser divertido! Brincar com quem está próximo à você!
Nossos filhos acompanham nossa situação e muitas vezes dependendo da idade até se sentem culpados por nos verem chorando, tristes e sem reação. 

Em muitos momentos apenas estamos perto sem estar de fato junto deles. 
Ora é o celular que nos prende, ora a televisão, ou mesmo a inanição que vivemos por dias. Estamos presentes, próximas mas estamos apenas existindo.

E eles? Vão crescendo, e a fase doce nos escapa como um vento, logo nem os reconheceremos.
A infância é um momento muito breve, por isso precisamos aproveitar nossos filhos enquanto somos TUDO pra eles, pois muito logo os amigos tomarão nosso lugar, os amores serão os novos heróis e só nos restará a lembrança da casa um caos e daquele olhar suplicante por atenção que dávamos ao celular.

Sei que é quarta-feira mas você vai se organizar para em algum momento deste dia você se dedicar exclusivamente para brincar com seu filho. Quando digo exclusivamente quero dizer, deixar celular desligado, longe, sem nada eletrônico.

Alguma sugestões: um picnic na sala, jogos, histórias em uma cabana, brincar de bonecas ou carrinhos, fazer uma receita juntos.

Aproveitem esse momento pra conhecer seus filhos. Olhe nos olhos, escute, fale e curta...
Caso tenha filhos adolescentes ou adulto: jogue um jogo clássico como STOP, UNO, mímicas...
Caso seu filho seja bebê: escute uma música, dance devagar...


E se você não tiver filhos, passe um momento com seu pet. Os animais são seres extremamente sensíveis, e de um amor tão puro e verdadeiro.
Eles também sentem nossa ausência, e nos amam incondicionalmente. 

E se você conseguir pode unir as crianças e brincar com os pets, pois os bichinhos também amam atenção e carinho!

E caso você não tenha nem pets nem filhos, faça o possível para cruzar com um destes e brinque, pule, dê risada!

Uma feliz e abençoada quarta-feira!

Essas doces imagens que estou usando aqui no blog são de autoria da Beatriz França, criadora desta persoangem "Bia Pof".
São lindas e estou encontrando no Pinterest, mas precisei ir atrás e dar os devidos crédito à ilustradora.
A página dela é esta aqui: Bia Pof


terça-feira, 29 de maio de 2018

DESAFIO 3: Conversa no Espelho





O desafio de hoje, foi pensado pela minha amiga Raquel Gross, parceira deste desafio e que tantas vezes quando me perdi, me estendeu a mão para me resgatar de mim mesma. Gratidão amiga!

_______________________________________________________________________________

Orientação: de pé ou sentada e de frente para um espelho, em um lugar que ninguém possa intervir. 

Olhe para o espelho, olhe para você, se observe e converse com você mesma, conte suas dores, suas feridas, seus sonhos, seus objetivos, olhando nos teus olhos com amor. O objetivo deste momento é você se se acolher e se abraçar dizendo pra si mesma que está tudo bem e que tudo vai dar certo.

Faça esse acolhimento como faria com uma amiga que estivesse precisando. Se sentir vontade de chorar, chore! Expresse tudo o que está guardado dentro de ti, conte coisas que você nunca contou pra ninguém, tenha em você o apoio que muitas vezes busca nos outros ou em vícios.

Nunca se culpe por nada e se caso algo lhe trouxer esse sentimento de culpa, peça a Deus que te perdoe e principalmente, perdoe a si mesma. 

Neste momento, olhando para você converse com Deus também, para que lhe dê forças para se levantar a cada dia e faça suas preces de acordo com o que sente teu coração.

Não esqueça de elogiar-te pela pessoa fantástica que você, pelas batalhas que você trava sempre e por não desistir de ti mesmo, pois somos RESILIENTES!

Não estamos sozinhas. Nossas dores vem para nos fazer mais fortes e dar apoio a quem precise, pois sabemos que só quem passa pelo mesmo tem a sensibilidade para nos entender realmente. 

Vamos fazer uma corrente de amor, vamos nos unir para nos ajudar. Muitas pessoas ao nosso redor estão precisando de um abraço, de um acolhimento, então vamos começar por nós mesmas, juntando nosso caquinhos e nos reinventando a cada dia.


_________________________________________________________________________________

Deixarei aqui uma música que me acalma, me cura, que me ajuda... É a oração do Ho'oponono....
Se sentir vontade coloque ela de fundo para este momento tão especial contigo mesma...


 
Sei que será um experiência bacana se você estiver comprometida em desafiar-se, então acrescento como dica após este exercício, um banho quente, relaxante, quem sabe um incenso se você gostar e depois um cafezinho ou um chá com algo gostoso. Trate-se bem. Cuide de você como um ser especial e amoroso que você é...

Até amanhã no quarto desafio....


segunda-feira, 28 de maio de 2018

DESAFIO 2: Limpe as janelas

(Imagem: Pinterest)

Mais um desafio de limpeza... Mas acredito que nosso caos exterior tem muito a ver com nossa desorganização interna, e ao reorganizar  nosso ambiente, inconscientemente vamos organizando nossos sentimentos...

Eu não tenho ajuda além do marido para limpeza, então essas coisas mais pesadas como faxina eu vou deixando até a vontade aparecer, coisa que nunca acontece quando estou na fase difícil da depressão.

Minhas janelas estão tão sujas que quase não enxergo lá fora... (sem exageros)
Por que deixei chegar à este ponto? O que não estou querendo ver lá fora, ou ainda, do que estou me escondendo?

Parece loucura mas inconscientemente tudo tem relação...

Então o meu desafio hoje será encarar as janelas da sala, limpar bem, deixar os vidros brilhantes e não ter medo nem de ver além e nem de ser vista...

Se a sua janela estiver um brinco... ache outra coisa na sua sala que precisa de uma faxina mega master especial e faça!

(Imagem: Pinterest)


Amanhã, as 9h virá o terceiro desafio que será lançado pela minha amiga Raquel!

domingo, 27 de maio de 2018

Pequenas mudanças, grandes transformações...


(Imagem: Pinterest)

Hoje aqui na minha cidade a manhã está linda. Um sol quentinho contrastando com o frio e um céu azul... Bem diferente do domingo passado em que era chuva, frio e tempo feio lá fora e dentro de mim.

Passei muitos dias lindos como hoje, desejando apenas a escuridão do meu quarto e o silêncio...
Mas sou RESILIENTE, quando me afundo no mais fundo da depressão, eu acho um fio de esperança e me agarro nesse fio pra voltar, pois sei que essa situação não me define. Eu não sou assim.

De quinta feira até hoje algo mudou dentro de mim. Desabafar com duas amigas que também vivem essa montanha russa de sentimentos me fez perceber que TUDO PASSA, a gente sobrevive porque somos resilientes. 

Mas um cuidado especial que temos que ter é com quem desabafamos... Tenho tido o cuidado de não falar intimamente para as pessoas sobre as sombras que me cercam, mas algumas que falei, no intuito de ajudar usam aquelas frases prontas e que não adiantam nada, aliás só pioram... 

Você já ouviu alguma dessas:
- Mas porque tu tá assim? Não tem motivo! (nós sabemos disso)
- Tu é nova, bonita tem uma família linda... (sabemos disso também e se torna tudo pior pq não mudamos o que sentimos)
- Sai pra rua,se arruma, pega um sol... (Não adianta querer mudar nossa aparência ou fingir que estamos bem se naquele momento não queremos sair de dentro de casa.)

Sei que as pessoas que nos falam isso, querem nos ver bem. 
Mas as vezes precisamos apenas: ser ouvidas SEM JULGAMENTOS.

Dançar uma música animada, criar o blogue, e cumprir o primeiro desafio, me fez hoje querer levantar cedo, abrir a casa e ansiar pelo desafio de amanhã!

Hoje por ser domingo não farei desafio, mas proponho essa reflexão de que pequenas mudanças podem ser transformações grandiosas e sugiro preparar um bolo para ti e para tua família!

(Imagem: Pinterest)

Não desista de ti!

sábado, 26 de maio de 2018

DESAFIO 1: Organizar e limpar o banheiro

(Imagem: Pinterest)

Nossa! Mas o que limpar e organizar o banheiro da minha casa tem a ver com me ajudar na depressão?

Quando organizamos e limpamos o nosso exterior automaticamente em nosso silêncio reorganizamos nossas bagunças  internas.

Por mais que o teu banheiro esteja limpo e organizado, no dia de hoje, ele terá um cuidado especial...
Hoje será o dia pra fazer aquela faxina: destralhar armários, colocar produtos velhos fora, borrifar água sanitária por tudo, limpar o box, colocar uma plantinha, um cheirinho um tapetinho, um guardanapo...

O banheiro é o local mais íntimo da casa. É nele que tomamos banho, realizamos nossas necessidades fisiológicas. É nele que nos vemos pela manhã, e nos vemos tal qual somos... Sem máscaras!

É também nele que choramos debaixo do chuveiro, ou talvez seja lá com a porta fechada que encontramos um pouco de privacidade e silêncio...

Quantas vezes você já usou este local para chorar, para respirar, para não pirar???

Então não é só questão de organizá-lo, mas fazer dele um local especial pois lá despejamos nossos lixos fisiológicos e sentimentos torturantes...

(Imagem: Pinterest)

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Seja bem vindo e bem vinda! Comece por aqui...

(Imagem: Pinterest)

Criei este blog para me ajudar e ajudar outras pessoas que enfrentam os altos e baixos da depressão ou outros transtornos psicológicos e emocionais.

RESILIÊNCIA define minha real situação, onde muitas vezes me encontro num caos e apesar disso tenho um desejo forte de mudar e querer melhorar. Encontro forças e capacidade em mim e em amigos que entendem essa situação e aos poucos vou me resgatando, me reconstruindo, saindo das cinzas e me fortalecendo.

O objetivo aqui do blog é trazer pequenos desafios diários para melhorar nosso interior. Será sempre algo fácil e terei ajuda de mais duas amigas, pois temos um grupo no whatszap para isso. Meus desafio terão mais relação com organização da casa e com a relação familiar, mas terá outros desafios lançados pelas meninas que eu ainda não sei como vão ser, mas repassarei aqui.

Ao final de cada dia você pode partilhar aqui nas postagens se conseguiu realizar, como se sentiu ou sugerir algum desafio. NÃO HAVERÁ JULGAMENTOS! Apenas palavras de ânimo. Cada um de nós tem uma batalha própria e essa ajuda é mútua. Respeitaremos os silêncios e as inquietações de cada um, vivendo um dia de cada vez.

Então a partir de amanhã terá pequenos desafios para nos tornarmos melhores e enfrentarmos nossos conflitos com amor por nós mesmas.

(Imagem: Pinterest)

E pra assinar esse desafio, sugiro que no dia de hoje, você escolha uma música bem animada, que tenha significado pra você e escute ela bem alto e dance, liberte-se sem vergonha, convide as crianças ou sozinha mesma, mas faça, é libertador = LIBERTA A DOR!

Vou deixar abaixo as músicas que escutei como sugestão!

I feel good -  James Brow


Happy - Pharrell Williams


Waka Waka - Shakira


Beijos e até o primeiro desafio amanhã às 9h da manhã.